Sunday, September 15, 2013

A rua Ana Bilhar vai receber uma ciclofaixa unidirecional, com extensão de dois quilômetros e largura de 1,8 metro. Na segunda-feira, 16, começa a implantação, que será feita pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

No início de agosto, integrantes do grupo Massa Crítica pintaram uma ciclofaixa autônoma na via. O corredor, entretanto, foi apagado pela Prefeitura.

Após acerto entre a AMC e cicloativistas, outras ruas e avenidas da Capital também vão receber ciclofaixas. A ação, inicialmente, estará concentrada nos bairros Aldeota e Meireles, mas a intenção é levar o projeto para outras áreas.

Ciclofaixas são espaços pintados no chão, sinalizando por onde os ciclistas devem trafegar. Têm custo menor que as ciclovias, pois utilizam basicamente tintas e tachões. As ciclovias são separadas fisicamente das vias destinadas aos veículos por canteiros ou muretas.

“A coleta de dados foi concluída. No momento, está sendo realizado relatório com o diagnóstico desse estudo. Após definição das vias que serão contempladas, o projeto entrará no cronograma de execução”, informou a AMC. O custo para a implantação do projeto não foi definido. Critérios como baixo tráfego de ônibus e vias de sentido único foram observados. Hoje, Fortaleza possui apenas uma ciclofaixa, na rua Benjamim Brasil, na Maraponga.


Na última quinta-feira, 12, O POVO apresentou dicas para quem quiser andar de bicicleta. Um dia antes, o jornal debateu as sugestões para o Plano Diretor Cicloviário Integrado, documento que vai estabelecer ações e mapear locais que necessitam de ciclovias.

Semana da mobilidade

Para discutir temas voltados à mobilidade e à utilização de bicicletas, a Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) vai realizar a Semana da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 próximos.

Segundo o arquiteto Paulo Angelim, um dos organizadores, é possível incluir a bicicleta como transporte no dia a dia. Ele destaca a mobilização “bike ao trabalho”, que acontecerá na quinta-feira, 19. “Vamos incentivar a criação de roteiros e formação de grupos para ir de casa ao trabalho”, explica.

A também arquiteta e integrante do Ciclovida, Beatriz Rodrigues, é uma das responsáveis pelas ações educativas. Durante a programação do evento serão realizadas panfletagens nas ciclovias das avenidas Bezerra de Menezes e Washigton Soares, além de ações nos terminais de ônibus. “Vamos conversar com os ciclistas. Muitos cometem infrações por falta de conhecimento da legislação”, diz. (Isabel Costa)

Informações: O Povo Online
Categories: ,

0 comments:

Post a Comment