A troca da Carteira de Livre Acesso pelo VEM Eletrônico, que vem sendo realizada desde agosto de 2013, já beneficiou mais de 77 mil pessoas com deficiência, das 93 mil cadastradas no banco de dados do Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso corresponder a dizer que 83% das pessoas que possuem o direito a gratuidade já estão circulando nos ônibus do Recife e Região Metropolitana com o novo cartão. Os dados foram consolidados na última quinta-feira (2) pelo Consórcio.
A troca do documento foi uma ação conjunta entre o Consórcio, a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), como forma de moralizar o uso do documento. A ação se estendeu até a última segunda-feira (30). Desde a terça-feira (31) que a Carteira de Livre Acesso perdeu a validade.
Para aqueles que ainda não fizeram a troca documento, o agendamento continua sendo feito até o dia 31 de janeiro, pelo site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h. Depois desse prazo, o beneficiário só poderá fazer a troca se dirigindo a sede da Urbana-PE, que fica na Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista. No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso. Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via, para só então fazer a troca.
Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.
No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca.
Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento.
Balanço – Foram 4 meses de trabalho, com 77,5 mil pessoas com deficiência atendidas, sendo uma média de mil atendimentos/dia, de segunda a sábado. Cerca de 66% dos beneficiários fizeram o agendamento via internet.
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
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