O Governo de Alagoas e a prefeitura municipal trabalham juntos para garantir um sistema de transporte público eficiente para a população da região metropolitana. Na manhã desta quinta-feira (31), uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) começou a definir as diretrizes que nortearão o sistema que será implantado com o novo VLT.
Foto: Sandro Lima |
Entre os principais assuntos discutidos em torno do projeto, está a integração entre as modalidades de transporte na capital alagoana, com destaque para os ônibus e os VLTs que serão implantados. “Esta discussão será fundamental, inclusive, para a formatação da tarifa de transporte, que deve ser a mais justa possível para os usuários do transporte público”, explica o secretário Marco Fireman.
A mobilidade urbana se tornou um dos principais temas discutidos pelo poder público e pela sociedade nas grandes cidades brasileiras. Para a superintendente de Transporte e Logística da Seinfra, Roberta Rosas, a interação entre o governo estadual, a prefeitura e o governo federal são fundamentais para melhorar o sistema de transporte na região metropolitana de Maceió.
“Hoje convivemos com grandes congestionamentos que dificultam a vida de toda a população. O novo VLT aparece como uma obra necessária para mudar essa realidade, mas ele precisa fazer parte de um projeto participativo para funcionar de forma eficiente. Acho essencial essa integração entre as três esferas do Executivo”, avalia a superintende.
Além dos integrantes da Seinfra, participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento de Maceió, Manoel Messias Costa, e representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O VLT
O projeto do novo VLT irá ligar o Centro da capital ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por meio de uma linha de mão-dupla sobre as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Com vagões do VLT passando em poucos minutos por estações que devem ser construídas a cada quilômetro das avenidas, a perspectiva é de que cerca de 140 mil passageiros utilizem o VLT todos os dias.
Por Acássia Deliê e Amanda Duarte
Informações: Tribuna Hoje
0 comments:
Post a Comment