Monday, November 18, 2013

Cinco anos depois de passar por uma reforma polêmica, ao custo aproximado de R$ 14 milhões, sob argumento de se incorporar ao Corredor Leste-Oeste (que liga o Recife a Camaragibe), a Avenida Conde da Boa Vista será alvo de uma gambiarra para viabilizar o sistema BRT (transporte rápido por ônibus) entre a Praça do Derby e a Avenida Guararapes. A partir de janeiro, três estações de embarque e desembarque de BRTs provisórias serão implantadas em cada lado da via e funcionarão em paralelo às convencionais, até que a prefeitura conclua estudos de requalificação da área. Os modelos foram aprovados na última quarta-feira, 13.

De acordo com o secretário de controle urbano do município, João Braga, até janeiro os estudos devem estar concluídos. “Estamos analisando a Conde da Boa Vista de uma forma mais ampla, considerando as outras vias do entorno como opção de transporte, mas precisamos de pesquisas complementares”, justificou. Questionado sobre o fato de se aplicar novos recursos na mesma obra, o secretário alegou que é preciso considerar o papel da via no sistema. 

Para construir as estações, três paradas convencionais vão ser removidas, em cada sentido, e as 74 linhas que atendem a avenida passarão a dividir apenas três pontos. “Faremos um trabalho de divulgação junto aos usuários”, salienta o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes, que participa dos estudos de requalificação, reconhecendo a falhas desse serviço, esta semana, quando foram alteradas 11 linhas em circulação nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. 
MODELO - As estações provisórias terão estrutura metálica, chapa perfurada ao seu redor e telha termoacústica. Elas serão fechadas para possibilitar o pagamento antecipado da passagem, como acontece no sistema BRT. As estações elevadas originais são feitas em vidro, climatizadas e possuem painéis em LED para os passageiros acompanharem o horário dos ônibus, além de estarem em nível com os degraus dos ônibus. Devem ser concluídas em cerca de 60 dias e só vão ser iniciadas em janeiro para não atrapalhar o intenso fluxo de pessoas nessa época do ano, no Centro.

A circulação dos BRTs pela via, nesse formato improvisado, só será possível porque eles têm porta dos dois lados.
Embora a ideia do Corredor Leste-Oeste seja o de interligar, por via exclusiva de ônibus, os municípios do Recife e Camaragibe, o trecho de 12,3 quilômetros licitado pelo Governo do Estado, em andamento, vai do Terminal Integrado de Timbi, atravessando a Avenida Caxangá, até a Praça do Derby.

Informações: JC Online

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